Leitura para driblar o inverno

A question of belief by Donna Leon


Ler de tudo. Tenho tentado ler de tudo. Confesso que as vezes nem eu mesmo sei porque. Mas esse não é um post sobre o que vale ou não a pena ler. É só um breve palpite sobre o romance policial A question of belief (Uma questão de crença). 
Terminei de ler esse livro já faz uns dias, talvez semanas. Ele não deixou-me nada grudado a pele. Demorei para achar a engrenagem da leitura. Sabe aquela vontade de continuar lendo? Aquela vontade que te deixa estacionado num paradoxo. Coisa do tipo: quero continuar lendo e lendo para chegar ao final, e também quero que o final não chegue nunca? 
Então, lendo esse livro não senti nada disso. 

O livro tem seus momentos e é capaz de deixar algumas impressões. Por exemplo, é possível sentir o quão quente a Itália pode ser durante o verão. Um calor capaz de enlouquecer. 
No entanto, o crime a ser desvendado não é lá assim tão complicado. Além disso, a forma como o homossexualismo é abordado pode dar pano para manga quando o assunto é o politicamente correto. 
É verdade que há uma espécie de esboço da estrutura da sociedade italiana. Em A question of belief as vezes cruzamos com denúncias de uma sociedade de aparências, marcada por corrupção e hierarquia. No entanto, tudo começa e termina na superfície, quando muito morre no estereótipo. 
Para quem conhece a culinária italiana fica um tiquinho de saudade, sempre que panini e pizza aparecem para rechear a história. 
É quase como se fosse um livro com função turística. Mas, é válido lembrar que há uns lances de crítica. O próprio turismo, por exemplo, é mencionado de forma crítica. Uma vez. 
A verdade é que na minha opinião esse é um livro para passar o tempo debaixo dos cobertores, durante o inverno. É que as imagens do calorão veneziano são tão fortes e insistentes, que se bobear até têm o poder de driblar o inverno. 
Fica o palpite. 

um abraço e inté a próxima. 

Comments

Popular posts from this blog

Os amantes do café Flore: Beauvoir e Sartre

Conversando com “Vozes Mulheres” de Conceição Evaristo

Strangers de Taichi Yamada